segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Simples formas de Preservar o Meio Ambiente

A perspectiva do desenvolvimento sustentável leva a repensar e questionar o consumismo. Não é possível equacionar a finitude dos recursos sem mudar os hábitos e práticas de consumo. Existem vários procedimentos que economizam recursos, evitam desperdícios e geram hábitos mais adequados.
Em primeiro lugar, no recinto do próprio mercado, o consumidor tem um papel importante a desempenhar. Por exemplo, comprar preferencialmente produtos com embalagem retornável: como as de refrigerante, evitando as descartavéis; procurar adquirir produtos cujas embalagens sejam feitas com um só material, pois são mais fáceis de reciclar, muitas vezes, uma só embalagem é feita de papel, plástico, isopor e alimínio, dificultando o seu reaproveitamento; preferir produtos que podem render mais com menor gasto de energia; reutilizar tudo quanto puder, por exemplo, aproveitando embalagens para outros usos, misturando sobras de produtos.
        A coleta seletiva de lixo individual não oferece nenhum resultado prático se a destinação final dos materiais for a mesma. A população deve cobrar do poder público os serviços de coleta seletiva, já que na cidade do Fortim ainda não tem.

        São pequenos atos, mas que se fossem executados, trariam uma grande mudança em todo o espaço, desde á escola até a comunidade. Atos que quando forem realizados irão nos tornar cidadãos melhores, e consequentemente mudarão não a cidade, mas concerteza o mundo.

Larissa Senna aluna do 3º Ano B - Monitora Ambiental
E.E.M. Helenita Lopes Gurgel Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário